Faculdade Cidade de Coromandel: O Perfil Discente e as Contribuições para o Desenvolvimento do Município de Coromandel-MG

  • Amanda Teixeira da Silva
  • Tatiane Daby Fátima Faria
  • Janaina Junqueira Valaci Cruvinel
Palavras-chave: Ensino Superior, Faculdade Cidade de Coromandel, Desenvolvimento Social

Resumo

O ensino superior modificou-se, desde sua implantação, na década de 1930. Atualmente impera como mola propulsora da transformação do ser humano e da sociedade, interferindo ativamente na economia do país. Existe uma relação de reciprocidade entre a formação profissional e o mercado de trabalho, ou seja, quanto mais profissionais graduados são inseridos no mercado de trabalho, maior a qualidade social. Para quem está cursando o Ensino Superior uma das maiores inquietações é, saber quais as possibilidades de inserir-se no mercado de trabalho e também qual o nível de valorização da sociedade em relação aos profissionais com formação superior. A Instituição de Ensino Superior (IES), Faculdade Cidade de Coromandel (FCC), implantada no ano de 2000 no município de Coromandel/MG, ao longo destes 16 anos levou ao mercado de trabalho centenas de graduados em diferentes cursos de diversas áreas; e foi o objeto de estudo desta pesquisa, na qual usou como metodologia uma abordagem teórica sob a perspectiva do Ensino Superior no município de Coromandel-MG, buscando verificar as contribuições da FCC para o desenvolvimento social do município de Coromandel-MG. O estudo foi realizado por meio de revisão da literatura aliado a pesquisa documental sendo feita em 2017. O estudo mostrou que o Ensino Superior no Brasil sofreu modificações tanto no seu funcionamento quanto na organização e as leis e diretriz que rege a educação superior, fazendo menção também a FCC, seu histórico e desenvolvimento deste a sua fundação no município, por fim, explanado sobre os cursos ofertados pela FCC desde sua implantação até o segundo semestre de 2017, a fim de examinar os progresso da instituição e suas contribuições para o município de Coromandel.

Biografia do Autor

Amanda Teixeira da Silva

Graduada em Pedagogia. Faculdade Cidade de Coromandel (FCC).

Tatiane Daby Fátima Faria

Graduada em Pedagogia pelo UNICERP, Pós-graduada em Psicopedagogia pela UNIFUCAMP, Metodologia do Ensino Superior pela FCC, Supervisão Pedagógica pela FIJ e Docência na Educação Infantil pela UFU. Mestranda em Educação pela UFU. Docente no curso de Pedagogia da FCC e Especialista em Educação Básica na rede pública do Estado de Minas Gerais.

Janaina Junqueira Valaci Cruvinel

Graduada em Pedagogia e Pós-Graduada em Psicopedagogia; Supervisão Pedagógica e Orientação Escolar pelo UNICERP; Pós-Graduanda em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Educação pela UFU – Universidade Federal de Uberlândia. Especialista da Educação Básica na rede pública do município de Coromandel/MG e Docente no curso de Pedagogia da Faculdade Cidade de Coromandel

Referências

BRASIL. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.

CUNHA, L. A. A universidade temporã: o ensino superior da colônia à era de Vargas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

______. 500 anos de educação no Brasil: Ensino Superior e universidade no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 151-204.

FACULDADE CIDADE DE COROMANDEL. Projeto de Desenvolvimento Institucional. Coromandel, 2017.

FRANCO. A. P. Ensino Superior no Brasil: cenário, avanços e contradições. São Paulo: Jornal de Políticas Educacionais, 2008.

FRIGOTTO, G. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez, 2010.

FREIRE. P. A pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

IANNI, O. A sociedade global. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995. 194p.

MALISKA, M. A. O Direito à Educação e a Constituição. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris Editor, 2001.

MANACORDA, M. A. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. Trad. Gaetano Lo Monaco. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

PUIG, J. M. A construção da personalidade moral. Trad. Luizete G. Barros e Rafael C. Alcarraz. São Paulo: Ática, 1998. (Série Fundamentos, v. 140).

SANTOS A. P. CEQUEIRA E. A. Ensino superior: trajetória histórica e políticas recentes. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, IX., Florianópolis:UDE, 2009. p. 1-17.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico‐crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2000.

______. Plano Nacional de Educação: PNE 2014- 2024. Campinas: Autores Associados, 2014.

SEVERINO, A. J. O ensino superior brasileiro: novas configurações e velhos desafios. Curitiba: UFPR, 2008.

TEIXEIRA, A. Ensino Superior no Brasil: análise e interpretação de sua evolução até 1969. Rio de Janeiro: EdUFRJ, 2005.

TRINDADE, H. Saber e poder: os dilemas da universidade brasileira. Estud. avançados, São Paulo, v. 14, n. 40, p. 122-133, dez. 2000.

Publicado
2019-12-20