Formação de Professores para o Trabalho com a Matemática na Educação Infantil
Resumo
O presente estudo trata da importância do ensino da matemática na educação infantil, trazendo uma reflexão sobre a aprendizagem, as metodologias de ensino que possibilitarão uma aprendizagem significativa do conteúdo matemático nesta etapa da educação. Analisa-se ainda, a importância da formação do professor tanto para o ensino da matemática como para o desenvolvimento da disciplina na educação infantil. Verificar-se-á o domínio da proposta pedagógica para esta etapa, a seleção de metodologias e métodos de ensino e a própria análise de sua prática mediante os resultados alcançados vislumbrados por meio da aprendizagem dos alunos.
Referências
ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das inteligências múltiplas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
AZEVEDO, P. D.; PASSOS, C. L. B. Matemática e Educação Infantil: Investigações e possibilidades de práticas pedagógicas: Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. 53-81
BOMTEMPO, L.; VIANNA, Z. O Construtivismo com Sucesso na sala de aula. Contagem, MG: Oficina Editorial, 2003.
BRASIL. Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Brasília, DF: Ministério da Educação Fundamental,1998.
CORIA-SABINNI, M. A.; LUCENA, R. F. Jogos e brincadeiras na educação infantil. São Paulo, SP: Papirus, 2004.
CURI, E. Formação de professores polivalentes: uma análise do conhecimento para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Faculdade de Educação Matemática, PUCSP, São Paulo, 2004.
D’AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria á pratica. Campinas, SP: Papirus, 1997.
FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké: Revista de Educação Matemática. Ano 3, n. 4, 1995.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro, RJ: Paz e terra, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa.Rio
de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
GOMES, M. G. Obstáculos epistemológicos, obstáculos didáticos e o conhecimento matemático nos cursos de formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental. Contrapontos, Itajaí, ano 2, n. 6, p. 363-376, 2002.
KAMII, C.; DEVRIES, R. Jogos em grupos na educação infantil: implicações da teoria de Piaget. Porto Alegre, Rs: Artmed, 2009.
KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 1996.
LIBÂNEO, J. C. A Didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a teoria histórico-cultural da atividade e da contribuição de VasiliDavydov. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, RJ, n.27, p. 5-24, 2004.
LORENZATO, S. Educação Infantil e percepção matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
MACEDO, L. et al. Aprender com jogos e situações problemas. Porto alegre, RS: Artes Medicas Sul, 2000.
MIGUEIS, M.R.; AZEVEDO, M. G. Educação Matemática na Infância: abordagens e desafios Serzedo. Villa Nova de Gaia, Portugual: Gailivro, 2007. p.15-24.
MONTEIRO, A.; POMPEU JUNIOR, G. A matemática e os temas transversais. São Paulo, SP: Moderna, 2001.
MOURA, M. O. Matemática na Infância. Serzedo Villa Nova de Gaia, Portugual: Gailivro, 2007. p.39-64
NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. S.; PASSOS, C. L. B. A Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender Belo Horizonte: Autêntica, 2009. (Tendências em Educação Matemática).
NÓVOA, A. "Concepções e práticas de formação contínua de professores". In: Formação Contínua de Professores: realidades e perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1991. p. 15-38.
PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1985.
PIROLA, N. A.; MARIANI, J. M. A Educação Infantil e a Matemática: uma análise do Referencial Curricular Nacional. In: MORAES, M. S. S.; PIROLA, N. A. (Org.). Matemática e Educação Infantil. Bauru: FC/CECEMCA: Brasília: SEF, 2005.
RAMOS, R. L. Um estudo sobre o brincar infantil na formação de professores de crianças de 0 a 6 anos. Salvador: UFBA, 2008.
SARAMAGO, G. O. (ORG), Metodologia do ensino de Matemática na educação Infantil. Uberlândia: FUCAMP, 2017.
SILVA, I. B. G. Formação de conceitos matemáticos na Educação Infantil na perspectiva histórico-cultural. 2010, 180 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas), Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.
SILVA, C. M. S. S.; FILHO, M. G. S. Matemática: Resolução de problemas. Brasília, DF: Liber Livro, 2011.
SMOLE, Kátia Stocco. Matemática na Educação Infantil. Disponível em:http://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/10083/matematicanaeducacaoinfantil.aspx. Acesso em: 20 dez. 2014.
SOLIMÃO, Marlene. O ensino-aprendizagem de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: os jogos como auxiliadores no processo. 2010. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Escilalização no Ensino de Ciencias, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.
TEBAR, L. O perfil do professor mediador: pedagogia da mediação. São Paulo, SP: Senac São Paulo, 2011.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
VILA, A.; CALLEJO, M. L. Matemática para aprender a pensar: o papel das crianças na resolução de problemas. Porto Alegre, RS: Artmed, 2006. WADSROWTH. B. J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget.
Tradução de Esmeria Rovai. São Paulo, SP: Thompson Pioneira, 2003.
WINNICOTT, D. W. Pensando sobre crianças. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.