Educação Infantil no Método Montessori

  • Juliane Mirele Dias de Melo
  • Maria Juliana Dias
  • Pollyana Abadia Vargas
  • Tatiane Daby de Fátima Faria Borges
  • Suzelaine Ramos de Oliveira
Palavras-chave: Montessori, Brincar, Criança

Resumo

A Nova Escola teve como precursora Maria Montessori que defendia que acriança poderia construir seu próprio saber, e como centro no processo de aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi verificar a influência do Método Montessoriano para Educação Infantil, enfatizando os benefícios que ele traz para essa modalidade educacional. A educação sob a visão montessoriana denota a sala de aula como uma mini sociedade ,visando não somente o conhecimento letrado das crianças, mas, abrange disciplina e autonomia para atuação da criança no meio, estabelecendo suas necessidades, ritmo e esforço. Neste sistema pedagógico, o individuo é considerado dentro do seu potencial independente de apresentar deficiências físicas, emocionais, cognitivas ou outras, caracterizando um processo individual de aprendizagem com cada um dentro do seu tempo. Portanto, a Educação Infantil ganha muito ao trabalhar com o método criado por Maria Montessori, pois prioriza a primeira infância, defendendo e favorecendo o toque e o movimento como ferramenta, acreditando que essa fase é o primordial para se educar, partindo assim do concreto até a exploração do abstrato.

Biografia do Autor

Maria Juliana Dias

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UCAM, Especialista em Educação Infantil e Psicopedagogia pela FCC, Graduada em Pedagogia pela FCC. Coordenadora e docente do curso de Pedagogia pela mesma instituição.

Pollyana Abadia Vargas

Professora no Curso de Pedagogia da Faculdade Cidade de Coromandel (FCC), Coromandel-MG. Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior em 2012 pela FCC. Graduada em Pedagogia no ano de 2009 pela mesma instituição.

Tatiane Daby de Fátima Faria Borges

Graduada em Pedagogia pela Funcecp. Pós-graduação em Psicopedagogia pela Fucamp. Especialista em Metodologia do ensino Superior pela FCC. Supervisão Escolar pela FIJ. Docência na Educação infantil pela UFU e Mestranda em Educação pela UFU. Especialista em Educação Básica na EE Clarindo Goulart. Docente no curso de Pedagogia na FCC. Presidente da CPA da FCC

Suzelaine Ramos de Oliveira

Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela FCC, Graduada em Pedagogia pela FCC. Docente no curso de Pedagogia pela mesma instituição.

Referências

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Publicado
2019-12-20