Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil: Caminhos para a Efetivação do Ensino e Aprendizagem
Resumo
Jogos e brincadeiras utilizados como recurso pedagógico podem contribuir para o processo de aprendizagem das crianças, especialmente na educação infantil, pois tais recursos aguçam seu interesse, possibilitando, assim, o desenvolvimento global de habilidades imprescindíveis ao processo educativo. O objetivo deste estudo foi compreender como as brincadeiras e jogos contribuem com a Educação Infantil no processo de ensino e de aprendizagem. O presente trabalho foi realizado na forma de revisão da literatura. O estudo evidenciou que os jogos e brincadeiras possuem valor inquestionável no que diz respeito ao processo formativo das crianças; as atividades lúdicas mobilizam o desejo por aprender, permeiam a curiosidade investigativa e aumentam a criatividade, elementos constitutivos para a aquisição do conhecimento. A pesquisa mostrou ainda que as atividades lúdicas, conduzidas de forma intencional, sustentam a construção de novos saberes, uma reconexão com conteúdos e práticas sociais, psicomotoras e intelectuais, potencializando, desta maneira, o ensino e a aprendizagem das crianças. Conclui-se que as indicações metódico-didáticas centradas nos jogos e brincadeiras são estratégias básicas e adequadas para o aprendizado e a experimentação da criança, além de auxiliar as relações com o outro e o desempenho individual oportunizando diferentes vivências.
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